Manter a saúde bucal desde o nascimento dos primeiros dentinhos é muito importante. Afinal, é preciso garantir que haja uma escovação adequada, impedindo o surgimento de diversos problemas, como a cárie de mamadeira, a placa bacteriana, dentre outros. Além disso, existe a maneira correta e idade certa para ensinar seus filhos a escovarem os dentes.

Mas, nem sempre é fácil saber exatamente quando começar a escovar os dentes das crianças – e nem como ensiná-las a realizarem o procedimento, não é mesmo? Assim, nós montamos esse passo a passo bem explicativo. Confira!

1-  Nascimento dos primeiros dentinhos

Entre 4 e 6 meses de idade, os bebês passam pelo nascimento dos primeiros dentinhos – e o processo pode se estender até os 3 anos de idade. Essa é uma fase extremamente importante e é preciso que a criança passe por uma consulta com o odontopediatra, que examinará os dentinhos novos, o céu da boca e a língua.

Nesse período, os pais precisam higienizar a boca do bebê após cada mamada. Até os 6 meses, é possível fazer isso utilizando uma gaze ou fralda de tecido umedecida com água filtrada, massageando suavemente a gengiva. Outra opção é a dedeira, que precisa ser lavada e esterilizada após cada uso.

Depois dos 6 meses, é importante começar a escovação com a escova de dentes – que deve ser indicada para a idade do seu filho. Nesse sentido, as cerdas precisam ser macias e o tamanho da cabeça dependerá da quantidade de dentes que já nasceram.

Dica especial

Para os pais que desejam aguardar o desenvolvimento dos dentes de leite para a aplicação do flúor, a dica é o nosso gel dental da marca Trá Lá Lá Baby, pois, não contém flúor, é adoçado com xilitol e clinicamente testado, com dois sabores deliciosos para escolher: Tutti Frutti e Maçã e Pera.

Já para aqueles que os filhos já podem utilizar creme dental com flúor, é importante optar por produtos específicos para crianças, como a nossa marca Trá Lá Lá Kids que além de diversos sabores contém 1100 ppms de flúor. Contudo, é sempre seguro considerar a idade da criança.

Em relação a quantidade de uso da pasta, dependerá também da idade da criança: nos primeiros meses, utilize o equivalente a metade de um grão de arroz, já para as crianças maiores que sabem cuspir (entre 2 a 3 anos), a medida é um grão de ervilha.

2-  Para as crianças de 3 a 7 anos

Nessa fase, a dentição já está quase completa, então você poderá começar a adicionar o uso do fio dental. Como as crianças ainda não têm muita coordenação motora, o mais recomendado é que os pais passem o fio até que ela consiga fazer o procedimento sozinha e de forma correta.

A partir dos 5 anos, já é possível começar a ensinar seus filhos a escovarem os dentes sozinhos, mas sempre acompanhando de perto. Dessa forma, se você achar necessário, dê um “acabamento especial” após a escovação feita pela criança.

A quantidade de escovações necessárias por dia também muda de acordo com a idade. Por exemplo, depois do primeiro ano, a rotina alimentar da criança já estará mais estabelecida e, a partir dos 3 anos, ela já terá uma alimentação mais sólida.

Então, nesse período, a recomendação é que os dentes sejam higienizados em torno de 3 vezes por dia, sempre depois das refeições. Já o enxaguante bucal, só deve ser usado com indicação de um especialista e a partir dos 6 anos.

Nessa época, as crianças começam a passar pela fase da troca dos dentes de leite pelos permanentes. Assim, os pais costumam ter medo de escovar os dentes que estão amolecidos. A dica é escovar de uma maneira mais suave a região, mesmo antes do dente cair, para que a gengiva não fique inflamada.

Depois da queda do dente, não se esqueça de higienizar também a “janelinha”. Como a área costuma ficar mais sensível, passe a escova de maneira bem suave no local. Após o terceiro dia, já é possível escovar bem a região – o que ajuda a estimular o nascimento do dente permanente.

E uma atenção especial com o último dente molar. Quando os dentes molares começam a nascer, nenhum outro cairá, então pode ser que os pais não percebam esse nascimento e acabem negligenciando a limpeza.

Dica especial

Nessa fase, as crianças precisam, obrigatoriamente, de uma pasta dental com uma quantidade específica de flúor. Por isso, essa é uma época interessante para usar os géis e cremes dentais com sabor e com adição de flúor. Além de cuidar dos dentes, esses produtos ajudam a deixar a escovação mais divertida.

A nossa dica é conhecer a nossa marca Trá Lá Lá Kids Creme Dental, que possui a quantidade correta de flúor para a idade, e conta com vários sabores: Tutti Frutti, Morango, Bubble Gum e Menta Fresh.

Para as crianças que precisam de proteção contra o açúcar, a dica é o Trá Lá Lá Kids Antiaçúcar. Adoçado com xilitol e própolis, sua formulação conta com flúor e cálcio, ajudando a proteger contra a cárie e a ação do açúcar.

3-  A partir dos 7 anos

A partir dos 7 anos, a criança já tem uma alimentação mais variada, por isso é imprescindível que a escovação seja feita sempre após cada refeição, além do uso do fio dental.

Agora, o seu filho já tem mais coordenação motora e é possível começar a reduzir a supervisão durante a escovação. Dessa forma, especialistas indicam que a partir dos 8 anos a criança já passe a escovar os dentes sem a ajuda dos pais. Porém, é sempre importante conferir se a escovação está adequada, checando a limpeza.

Para saber se o seu filho já pode escovar os dentes sozinho, a dica é conferir como está o grau de limpeza dos dentes do fundo e, também avaliar como a criança está fazendo a escovação – se esse é o procedimento certo.

Dica especial

Para essa fase, é importante usar um creme dental que tenha uma quantidade maior de flúor, oferecendo, também, uma proteção mais ampla. Esse também é o momento de começar a adicionar géis e cremes dentais que tenham um sabor mais refrescante, acostumando o paladar das crianças para as pastas de adulto.

Nesse sentido, a nossa dica é o Creme Dental Trá Lá Lá Kids sabor Menta Fresh, que conta com flúor ativo na mesma quantidade que as pastas de adultos, é anticárie e clinicamente testado.

Bônus 1: como ensinar seus filhos a escovarem os dentes da forma correta

Para fazer a escovação completa do dente dos seus filhos, siga o passo a passo abaixo:

  1. Posicione a escova paralela à linha da gengiva e faça movimentos circulares em grupos de 4 dentes com duração média de 10 segundos.
  2. Deslize as cerdas da gengiva para a ponta dos dentes e passe a escova dessa forma também na parte interna dos dentes.
  3. Escove os dentes do fundo com o movimento de vai e vem.
  4. Finalize, escovando as bochechas e a língua.

Bônus 2: dicas práticas que podem ajudar

Quando a criança fica um pouco mais velha (geralmente a partir dos 3 anos), ela pode começar a não querer mais escovar os dentes ou tornar esse momento mais complicado. Sendo assim, é muito importante que as mamães e papais saibam como ensinar seus filhos a escovarem os dentes.

Para lidar com essa situação, separamos algumas dicas que podem ajudar:

  1. torne o momento divertido e deixe que seu filho escolha a escova e o sabor do creme dental;
  2. conte uma história enquanto estiver escovando os dentes da criança;
  3. explique a importância de escovar os dentes e o que pode acontecer caso isso não seja feito corretamente;
  4. dê o exemplo e escove os dentes com regularidade;
  5. faça a brincadeira do “mestre mandou”: ofereça a escova à criança e vá orientando o que deve ser feito, depois finalize você a escovação;
  6. deixe a criança escovar os seus dentes e depois escove os dela;
  7. ofereça um prêmio para quem escovar melhor os dentes;
  8. conte uma história sobre a cárie e mostre como a escovação é importante para evitá-la;
  9. peça ajuda ao dentista caso não consiga fazer a criança escovar os dentes corretamente.

Agora ficou mais fácil ensinar seus filhos a escovarem os dentes. Aproveite e conheça mais sobre a linha de Cremes Dentais Trá lá lá Kids da Phisalia e ofereça o melhor cuidado sobre higiene bucal para seus filhos!

Texto muito interessante, não é mesmo? Compartilhe no Whatsapp com seus amigos e família!

Posts Relacionados