O uso de desodorante aerosol ou roll-on em crianças é algo que gera muitas dúvidas nos pais. Afinal, muitos desses produtos contam com ingredientes que não devem ser usados pelos pequenos – inclusive com risco de alergias.

O mais recomendado é que esses produtos sejam usados a partir dos 8 anos – e que os pais sempre procurem por fórmulas desenvolvidas especialmente para as crianças, como produtos hipoalergênicos e sem álcool, evitando irritações e outros problemas.

Outra dúvida comum é em relação ao formato e a apresentação do produto. Afinal, será que é melhor investir no desodorante aerosol ou roll-on para as crianças? Também tem dúvidas? Continue a leitura!

Desodorante ou antitranspirante?

Os desodorantes possuem substâncias em sua formulação, usadas para combater ou disfarçar o mau odor que acompanha a sudorese. Não impedem a produção do suor e nem bloqueiam os poros, apenas ajudam a amenizar o mau cheiro.

Já os antitranspirantes são produtos que visam diminuir a produção do suor, impedindo ou dificultando a eliminação pelas glândulas sudoríparas. Muitos desses produtos são feitos à base de alumínio – e por isso eles só são indicados para crianças mais velhas, a partir dos 12 anos de idade.

Como os desodorantes têm uma ação menos invasiva, existem formulações específicas para crianças no mercado que podem ser usadas a partir dos 8 anos de idade. Mas é preciso que esses produtos sejam feitos com ingredientes naturais e hipoalergênicos.

Desodorante aerosol ou roll-on: quais as diferenças?

Além de ficar de olho se o produto é desodorante ou antitranspirante, também é preciso considerar a apresentação deste.

Aerosol

O aerosol geralmente é o mais usado pelos homens, sendo facilmente absorvido pela pele, mesmo com a presença dos pelos. Ele também oferece uma secagem mais rápida. Os responsáveis por tudo isso são os gases presentes no produto que se espalham facilmente e causam maior aderência.

Atualmente, já existem modelos de desodorante aerosol para crianças. Mas o seu uso é apenas indicado a partir dos 12 anos de idade, justamente porque a maioria contém função antitranspirante.

Roll-on

Já o desodorante roll-on é um tipo mais cremoso e a maioria de suas fórmulas contam com ingredientes hidratantes, que ajudam a proteger a pele sensível das axilas. Por ter contato direto com a pele, esse produto tem uma secagem mais lenta que o aerosol e, dependendo da formulação, poderá causar irritações.

Por isso, o indicado é sempre procurar por produtos indicados para as crianças. Nesse caso, a fórmula deve ser mais suave e não conter álcool ou outras substâncias que podem causar alergia nos mais novos. Inclusive existem versões sem perfume para as peles mais sensíveis.

Lembrando que, antes dos 8 anos, as crianças não devem usar desodorantes porque as glândulas que produzem o suor ainda não estão totalmente formadas, não havendo mau cheiro. Caso seu filho tenha menos de 8 anos e apresente problemas como suor excessivo ou mau odor, procure seu pediatra de confiança, já que existem outras questões que podem levar ao quadro.

Saiba mais sobre os cuidados com a higiene corporal de crianças!

Além do desodorante, cuidados básicos também podem evitar o odor ruim de suor, como usar roupas de tecidos mais leves, lavar as axilas com sabonete antibacteriano e manter uma alimentação balanceada.

Agora que você já sabe as diferenças entre o desodorante aerosol e o roll-on para crianças, ficou mais fácil escolher o ideal para o seu filho? Compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais!

Acesse nosso blog para conhecer mais conteúdos como esse!

Posts Relacionados