Com a chegada do bebê, muitas são as sensações que os pais experimentam – assim como as dúvidas sobre as maneiras mais adequadas de lidar com aquela “criaturinha” tão frágil e delicada. O momento do banho do bebê é um dos que mais causam insegurança.

Afinal, é uma série de preocupações, como a escolha dos produtos adequados, a forma correta de proceder com as lavagens, a temperatura da água e outras questões fundamentais.

Também anda sofrendo com as dúvidas sobre o banho do bebê? Montamos esse guia completo para lhe ajudar. Confira!

Os itens necessários para o banho

O primeiro passo é definir quais são os itens mais importantes para dar banho no bebê. Os produtos de higiene são fundamentais e devem estar presentes, como sabonete líquido e shampoo.

Na hora de escolher esses itens, busque por produtos voltados exclusivamente para o uso em bebês (sempre se atentando a orientação de idade), que sejam dermatologicamente testados e que ofereçam um pH balanceado para a pele sensível do seu filho – o recomendável é usar sabonetes líquidos com pH fisiológico.

Considere também a praticidade. Lembre-se que o neném não ficará “quietinho” enquanto você o banha. Por isso, quanto mais práticos forem os itens de higiene, mais fácil se tornará esse momento.

Além dos itens de higiene, você precisará de:

  • água morna, o suficiente para cobrir o bebê até os ombros. A temperatura média deve ser de 37 graus (não precisa ser filtrada ou fervida, pode ser a água do chuveiro mesmo);
  • ambiente quentinho e sem correntes de ar;
  • uma toalha felpuda ou uma fralda.

Passo a Passo para dar banho no bebê

Anda com receio de dar os primeiros banhos no seu filho? Saiba que essa insegurança é muito comum, afinal eles são mais “molinhos” e frágeis, além de ficarem mais escorregadios com a água. Para lhe ajudar, fizemos um passo a passo com várias dicas. Veja só.

Passo 1: posicione a banheira em uma altura confortável para quem for dar banho no bebê. O adulto deve segurar a criança de forma que ela se sinta confortável e segura para não escorregar, sempre evitando exagerar na força. A dica é passar o braço esquerdo pelas costas do bebê e prender a mão embaixo do bracinho esquerdo da criança, apoiando a cabeça dela no seu antebraço.

Passo 2: apoie as nádegas e as coxas do bebê na mão direita (ou na esquerda, se você for canhoto). Coloque-o vagarosamente na água.

Passo 3: comece enxaguando a parte da frente do bebê com a mão direita e mantenha as costas dele apoiadas no seu braço esquerdo.

Passo 4: lave o rosto do bebê primeiro. Caso haja muco seco acumulado nos cantos das narinas ou dos olhos, umedeça a região várias vezes até a secreção amolecer e, então, retire-a. Depois, lave as outras partes do corpo e deixe por último os cabelos. Lembre-se de optar por um shampoo ideal para bebês e que não arda os olhos;

Passo 5: redobre a atenção na hora de lavar a região genital, que é a porta de entrada para várias doenças.

Passo 6: quando terminar de lavar a parte da frente, vire o bebê de bruços. Use a sua mão direita para girar a criança, de modo que o seu braço esquerdo apoie o peito e o rosto do bebê. Nessa posição, a mão esquerda ficará presa embaixo do bracinho direito da criança. Aí é só enxaguar.

Dica bônus

Ao final do banho, enrole o bebê em uma toalha macia e seque-o rapidamente, mas sem esfregar. Lembre-se que os recém-nascidos, em especial, perdem calor muito rápido, então enxugue assim que o banho terminar.

Dicas essenciais para um banho tranquilo

Ainda está difícil a hora do banho? Separamos mais dicas importantes:

  • evite banhos muito demorados, porque os bebês perdem calor com facilidade e ficam com frio. Limpe tudo direitinho, especialmente a área da fralda, as dobrinhas, atrás das orelhas e o rosto;
  • mantenha a área do umbigo sempre limpa. A recomendação é fazer a limpeza a cada troca de fraldas e após o banho usar um cotonete umedecido em álcool 70º na área umbilical;
  • nunca deixe o bebê sozinho na banheira. Para evitar essa situação, prepare tudo o que irá precisar antes do banho, deixando próximo de você;
  • coloque água suficiente na banheira. Se a criança chora durante o banho pode ser porque não está coberta o suficiente com água e sente frio;
  • ensine desde cedo seu bebê a ficar sentado na banheira e nunca de pé;
  • use a quantidade ideal de sabonete líquido na pele do bebê, lembre-se que a pele das crianças são mais sensíveis e tendem a ficar ressecadas, então procure por produtos que sejam hidratantes;
  • cada bebê é único e alguns não gostam de tomar banho depois de mamar, por isso muitas mães preferem banhar as crianças antes de alimentá-las;
  • aproveite esse momento para criar um laço ainda maior com seu filho: divirta-se com ele, celebre as pequenas conquistas, explore as brincadeiras na água e compartilhem momentos únicos;
  • o banho também é um momento de aprendizado para os bebês: eles aprendem a confiar nos pais, entendem que são amados, constroem sua autoestima e ainda passam a compartilhar suas descobertas com você.

Para deixar o banho do bebê mais divertido e melhorar o aprendizado e os laços de confiança, ofereça brinquedos como livros, potes e copinhos, permitindo que ele faça descobertas e fortifique o laço de amor e união entre vocês.

Conte com a Phisalia para os cuidados diários do seu bebê

Como você viu, a hora do banho do bebê não precisa ser um momento de desespero. Com calma e paciência, é possível perder a insegurança e tornar esse um dos momentos mais prazerosos do dia, cuidando da saúde e da higiene do seu filho, e aproveitando para estreitar ainda mais os laços de amor e de confiança que existem entre vocês.

Gostou das nossas dicas? A hora do banho ficou mais fácil agora? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras mamães e papais!

Acesse o blog da Phisalia para ler mais sobre cuidados diários com bebês!

Posts Relacionados